Biomassa


A Biomassa é a massa total de organismos vivos numa dada área. Esta massa constitui uma importante reserva de energia, pois é constituída essencialmente por hidratos de carbono. Dentro da biomassa, podemos distinguir algumas fontes de energia com potencial energético considerável tais como: a madeira (e seus resíduos), os resíduos agrícolas, os resíduos municipais sólidos, os resíduos dos animais, os resíduos da produção alimentar, as plantas aquáticas, e as algas

Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.

A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima da biomassa ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO2 nos hidratos de carbono, liberando oxigénio. Assim, a utilização da biomassa, desde que não seja de forma predatória, não altera a composição da atmosfera.

Os sistemas biomassa têm como base a combustão de pellets e perante a constante escalada dos preços dos combustíveis fósseis, esta é cada vez mais uma alternativa a ter em conta.

Uma das soluções apresentadas pela Cozigran são equipamentos que funcionam a biomassa, sendo mais uma possibilidade em energias alternativas que disponibilizamos para servir os nossos clientes.

 

Vantagens do Pellets

  • Preço competitivo, visto ser em média 50% inferior aos Combustíveis fosseis (Gasóleo, Gás, etc…);
  • Preços estáveis (não dependem das oscilações do Petróleo);
  • Economia;
  • Energia Renovável;

Consumo Anual de Energia